segunda-feira, 25 de junho de 2007

Reinventar [?] -parte 1

Aparte da propaganda do banco que utiliza a palavra do título como um belo enfeite para seus propósitos mercantilistas, o ato de se reinventar hoje é mais que necessário, é vital. Reinventar hábitos, mudar velhos costumes, olhar pra frente com tons de preocupação sobre o que vamos deixar de herança pro nosso planeta e para nossos descendentes.
Explico: pode ser só eu [tomara que não], mas antes mesmo de ter um enfarte na família eu já me preocupava ligeiramente sobre hábitos alimentares, reciclagem de materiais [e ambos estão atrelados], transmissão de conceitos e hábitos de infância pra minha sobrinha, que vai encarar um planeta muito severo, sem demagogias.
Isso de se preocupar com alimentação, 'levar uma vida mais light', há pouco tempo era visto como uma grande frescura. Hoje ainda algumas pessoas insistem em pensar assim e ignorar os avisos que o nosso planeta "chapado e aquecido" nos manda. Eu quando parei de consumir carne vermelha tinha a intenção de me reeducar, e na época com meus 20 anos +/- eu sabia que isso seria muito difícil. Sempre achamos. Fui gradativamente cortando, me sentia melhor por não contribuir pro aumento de CO2 na atmosfera, além de evitar a morte de alguns bois...
Depois veio o leite. Dava azia, não me caia bem pela manhã. Foi duríssimo cortar isso pra quem chegou a beber 1 litro de leite por dia no fim da adolescência. Sem carne e sem leite, passei a tomar muito mais água. Resultado, esses dois não me fizeram falta e a água deu uma equilibrada no organismo. Aí começou o pensamento de 'reciclar'.
A prefeitura havia implantado a coleta de materiais recicláveis, alternando com os dias de coleta do lixo orgânico. Resultado?.. Acho que não muito bom, porque a coleta reciclável logo parou. Porque as pessoas não ligam de jogar no mesmo saco de lixo uma caixa de leite ou um bagaço de laranja. Todos pensam que lixo é lixo e isso não fará diferença.
Como somos tolos.
Então em casa começamos a separar o reciclável mesmo assim, pois sempre passam catadores de papel e objetos recicláveis antes da coleta passar. Estamos ajudando pessoas que vivem disso, ajudando a natureza e ajudando a colocar o devido lixo no devido lugar. Isso todos deviam fazer...
Ultimamente isso me veio a cabeça de uma outra forma. Quem passa e recolhe este lixo sabe dos hábitos alimentares de toda uma família. E deve pensar "como esse povo consome!" E é isso mesmo, somos consumistas ao extremo, frutos de nossa época.
Depois então da carne e do leite, o próximo passo... Gorduras. Uma parte fácil, pois cai mal no fígado. Troquei então por fibra alimentar. Muito pão integral, verduras, até legumes -que eu detestava- e meu organismo agradeceu e passou a ter, pela primeira vez, um relógio interno. Vejam bem, melhorias requerem esforços. E esforços dependem da força de vontade de cada um.
Passados então os alimentos gordurosos, algo que era inimaginável. Bebida alcoólica. Afinal, depois de alguns anos de exagero o organismo também dá seus sinais. Difícil, mas surpreendentemente... Nada impossível! E os meses vão passando, falta não faz, e quando houver alguma ocasião realmente especial, com muita moderação posso até provar.

E pra não perder o fio da meada dividi este texto em dois textos, na verdade. A dificuldade de formular um formato para algo que estava na minha cabeça há muitos dias é grande, e ainda não o encontrei. Portanto neste primeiro eu discuti alimentação e reciclagem. No próximo vem os conceitos morais e transmissão de experiências para a próxima geração. Se algo faltar eu faço um terceiro com a conclusão!

3 comentários:

Anônimo disse...

Muita coisa do q ta escrito aí eu faço aqui! com o lixo e as comidas ehehehe, bom, metade da parte das comidas... ah dá um desconto =P

A historia da bebida eu tinha parado já, mas a verdade é q agora nao tenho nem a oportunidade de cair em tentação e até q é bom isso... =)
baibai!

Lilous disse...

ISSO TUDO SÃO ESTRATÉGIAS!
De prender o Leitor!
:D

Quanta capitulância!

A rigor eu li os posts anteriores da viagem.
Aquela terrinha tem algo de especial mesmo, não?
:)

Anônimo disse...

Ixi, eu bebi ontem :O
mas foi com meu pai =P
e depois de darmos 4 voltas no zerao... e depois comi sukiyaki... entao tudo bem hihHI!HIHi