sábado, 30 de junho de 2007

Aversão a automóveis

O título acima sintetiza o que eu penso sobre carros. Veículos poluentes sobre 4 rodas que o homem julgou essencial ao longo do tempo. Tenho minhas dúvidas.
Sei que quem não vê os veículos como eu vejo vai arranjar mil motivos pra dizer que são úteis. E eu, como argumentador chato e persistente que sou, encontrarei mil e um!
Pelo menos nas grandes cidades hoje é cada vez mais fácil se locomover com transportes coletivos. É verdade que volta e meia são cheios e param no trânsito também. Mas veja bem, um ônibus polui bem menos que um carro e transporta dez vezes mais pessoas que um carro. Imaginem se todos largassem seus carros e trocassem por ônibus e metrô em São Paulo. Tenho certeza que aumentaria a frota de ônibus rapidinho e as linhas do metrô teriam financiamento bem mais rápido para serem ampliadas... E eu só usei dois argumentos até agora.
Então falemos dos carros: são tão vilões para o aquecimento global os carros Brasileiros quanto as indústrias chinesas. Tirando a poluição [para não dizerem que sou fanático por preservar o planeta, sou mesmo porra!], temos vários outros poréns. Trânsito é barulhento, só tem gente doida, estressada, intolerante e cada motorista se acha mais piloto que o próprio Michael Schumacher. E como eu tenho alergia a hipocrisia isso tudo me deixa muito puto da vida [resolvi falar português bem claro nesse texto, azar...]. E tem mais: as pessoas me estranham de uma maneira extraterrestre se eu falo que não gosto de carros, não tenho intenção de pegar um e muito menos de aprender mecânica [argh], pra não falar que perdi parente em acidente de carro e que sempre me virei com ônibus e metrô, e por isso mesmo dirigir é algo tão inútil pra mim quanto blockbusters hoolywoodianos [esperem que ainda vou falar sobre cinema em uma crítica próxima].
Agora a pressão é cada vez maior. A gente vai ficando mais velho, os parentes cada vez 'cobram' mais o fato de eu não saber dirigir, e tudo isso incomoda muito. Agora mais ainda depois do enfarte do pai, já me oferecem a carta e até aulas em auto-escola especializada pra pessoas com 'receio' de dirigir. Porra, eu não tenho receio, eu detesto carros mesmo!! Do fundo da alma, eu amaldiçôo o infeliz que inventou o automóvel. Blábláblá de progresso e desenvolvimento da indústria eu não engulo, o mundo seria um lugar muito melhor se não fosse esse cara. Aliás é melhor eu nem procurar saber quem é...
Tenho profundas esperanças que no futuro os carros não poluam mais. Sonho meu né?
E aliás, eu passei a adolescência toda [que é a época de frisson pra pegar o carro do pai ou da mãe] sem querer encostar nos mesmos, não vai ser agora que eu vou querer. Se um dia eu fizer isso, por favor anotem, será por obrigação e não por vontade. E eu admitirei eternamente que sou um e.t., e com orgulho! Ainda bem que as pessoas são diferentes, porque assim posso exercitar meus hábitos argumentativos [que me tornam persona non grata em vários círculos sociais]. Mas isso não muda o fato de que carros são malignos e dominarão o mundo. Anotem!

Nenhum comentário: